quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Por + "364" dias de Consciência



A comemoração de 20 de novembro é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo. A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A adoção dos feriados fica por conta de leis municipais. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.



Em São João de Meriti a comemoração foi realizada uma missa em homenagem à data e ao Primeiro Festival Literário Internacional da Diáspora Africana – FLIDAM, que começou suas atividades.


 O Festival, que vai até o dia 23 deste mês, terá a Praça da Matriz como palco das apresentações, palestras, circuitos gastronômicos e espetáculos artísticos. O festival ainda disponibiliza vagas para palestras e cursos ministrados durante esses quatro dias. Mais informações no site www.ifrj.edu.br/flidam. Podendo se quiser doar livros e roupas, que serão repassados para pessoas de comunidades da cidade. 


Que seja eternizada a memória de Zumbi, e que a consciência não seja de apenas um dia e sim todos os dias do ano.

Por: Victória Napoleão

Nenhum comentário:

Postar um comentário